sexta-feira, 18 de maio de 2012

Apresentando Shasta

Uma amiga me pediu algumas dicas de como apresentar seu cãozinho (não tão pequeno, um Malamute), com os cães que convivem em sua casa.

Bom, o primeiro passo é saber se os cães adultos são tranquilos e equilibrados. Caso contrário, é importante ter algum profissional ou especialista na área para ajudar. Se morasse mais perto faria isso com o  maior prazer.

Sendo todos tranquilos segue uma dica:

Escolha um campo neutro, a rua, um parque, etc. Se forem muitos cães, o aconselhável é que a apresentação seja feita um a um.

A melhor maneira seria o filhote estar solto, caso isso não seja possível (por questão de segurança) a guia deverá ser longa, mais ou menos 2 metros, e estar bem solta. Ou seja, nunca deixe a guia tencionada, só trará apreensão a situação.

Normalmente cães adultos e equilibrados sabem como reagir perante a um novo membro, eles irão cheirar, se apresentar e mostrar ao novato como se portar.
É muito comum filhotes ficarem afoitos, afinal ainda não possuem o conhecimento da boa etiqueta. Mais comum ainda é quando os adultos rosnam e impõem respeito.

Se o adulto for realmente equilibrado, não se preocupe, ele não irá machucar o filhote, só dará o famoso "sai pra lá". Somente dessa forma o bebezão saberá como se comportar perante outros cães.

Nunca leve um cão diretamente ao outro, tenha sempre uma distância, pois são eles que deverão ter a iniciativa de aproximação.

Se você sentir que o adulto está muito incomodado com a presença do filhote, retire-o. Me avise e tentaremos depois de uma forma diferente ou contacte um especialista na sua cidade.

Abraço.
Janine Rosa

PS:  roubei a foto do arquivo pessoal da dona do Shasta, kkkk.


Um comentário:

  1. Oba!!! Adorei as dicas!
    Vou fazer tudo com muito cuidado e atenção e conto o resultado.
    Mas acho que vai dar certo sim!
    Muito obrigada pelas dicas e pela ajuda!!
    Quem sabe um dia tu não vem ver de perto se deu tudo certo???..rs
    Beijos!

    ResponderExcluir